Nesta sexta-feira (26), a entrega simbólica de quatro unidades da Hygiea Shield no Hospital Militar de Área de São Paulo, na capital paulista, marca a doação de 84 campânulas de proteção para hospitais civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A campânula, batizada de Hygiea Shield, foi desenvolvida por engenheiros do Grupo Akaer com a consultoria de médicos. O equipamento serve para evitar o contágio dos profissionais de saúde durante os procedimentos de intubação e extubação de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

WhatsApp Image 2020 06 26 at 16.40.51 1A produção das campânulas resulta de parceria entre o Grupo Akaer e a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) em ações de combate à Covid-19.

Os demais 80 equipamentos seguirão para os hospitais civis e militares nos próximos dias. Além dessas campânulas a Akaer, empresa que integra a Base Industrial de Defesa (BID), doou dez unidades do equipamento para hospitais civis nos municípios de São José dos Campos, Guaratinguetá e São Paulo.

A Hygiea Shield surgiu após solicitação de profissionais de saúde para projetar campânula que protegesse as equipes médicas durante os procedimentos críticos, considerados mais arriscados para contaminação da equipe, por conta da proximidade com os infectados pelo vírus.

O presidente da ABIMDE, Roberto Gallo, destaca que as empresas da BID estão em ação contínua contra o novo coronavírus e a associação tem auxiliado e coordenado essas empresas em vários esforços. “A parceria com a Akaer é um exemplo disso. Os profissionais de saúde são os soldados da linha de frente nessa batalha”, disse.

Para o CEO da Akaer, Cesar Silva, é importante a parceria com a ABIMDE para esse atendimento também a hospitais militares.

“Nós já temos vários hospitais utilizando, com sucesso, a Hygiea Shield. É com satisfação que vemos esse projeto que idealizamos para ajudar a Saúde Pública passar a ser usado pelos hospitais das Forças Armadas também”, afirmou.

WhatsApp Image 2020 06 26 at 16.40.52 1Para realização desse projeto em parceria, há ainda a participação da empresa Winnstal, que fez os cortes nos acrílicos usados nas campânulas e da Dall Cargo, que deu apoio no transporte das Hygieas durante o processo de produção.

As campânulas seguem agora para o Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica, local onde o Ministério da Defesa fará a distribuição do material.

O projeto da Hygiea Shield, da Akaer, foi registrado na plataforma Creative Commons, para que possa ser replicado sem cobrança de direitos autorais.

Interessados em fabricar ou adquirir para doação podem obter mais informações sobre o projeto da Hygiea clicando no link: http://www.akaer.com.br/combate-covid-19/hygiea/

Participaram da cerimônia no Hospital Militar de Área de São Paulo o Encarregado da Divisão de Assistência Médica e Presidente da Junta Regular de Saúde do Comando do 8º Distrito Naval, Capitão de Corveta Villem Marlos Lopes dos Santos, o Diretor do Hospital Militar de Área de São Paulo, General de Brigada Médico Marco Aurélio Nunes Pereira, o Subdiretor do Hospital da Força Aérea, Coronel Médico Marcelo Uta Nakano, o Diretor-técnico da ABIMDE, Coronel Armando Lemos, e o Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Akaer, Horácio Félix Gongaza.

WhatsApp Image 2020 06 26 at 16.40.51 2Sobre o evento realizado em São Paulo, o Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Marcos Degaut comentou que “a ação é resultado do esforço de mobilização nacional realizado pelo Ministério da Defesa e pela Base Industrial de Defesa, que visa à reconversão produtiva por parte do setor privado para atender à necessidade emergencial de combate à COVID-19”.

Ele anda disse que “a BID atendeu ao chamado do governo para o cumprimento da missão e tem assumido suas responsabilidades com elevado espírito de solidariedade e patriotismo”.

Outras iniciativas

O Grupo Akaer também atua em outra frente para auxiliar no combate ao novo coronavírus. A Opto Space & Defense, que faz parte do grupo, adaptou um equipamento de uso militar, o ThermoScan, para a Saúde Pública nesse período de pandemia.

O aparelho mede a temperatura do corpo a distância, o que permite identificar pessoas em estado febril, um dos sintomas da Covid-19. O ThermoScan foi instalado no Hospital Municipal de São José dos Campos, em uma parceria com a prefeitura da cidade e está disponível para venda.

Mais informações: http://www.akaer.com.br/combate-covid-19/thermoscan/

  • Com informações da assessoria de imprensa da Akaer, Comando Conjunto do Sudeste e André Pinto e Rossi Comunicação; Fotos: divulgação Comando Conjunto Sudeste
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).