Julio Shidara com representantes da COAL

A AIAB, Associação de Impulsionamento da Indústria Aeroespacial Brasileira, sob a presidência de Julio Shidara, teve uma semana repleta de atividades em Brasília. Shidara, sempre focado em ações para a defesa dos interesses da indústria aeroespacial brasileira, participou de várias reuniões estratégicas que podem impulsionar a posição do Brasil no cenário aeroespacial global.

A Contribuição do Ministério de Relações Exteriores

Em uma de suas reuniões chave, no dia 25 de julho, acompanhado por Daniel Bassani, Gerente de Relações Institucionais da associada Embraer e Assessor de Assuntos Internacionais da AIAB, Shidara se reuniu com o Ministro Luciano Mazza de Andrade, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Propriedade Intelectual do Ministério de Relações Exteriores (MRE). Na ocasião, foi entregue a placa de 30 anos da AIAB em agradecimento ao papel que o MRE desempenha no fortalecimento da indústria aeroespacial brasileira. Segundo Shidara, o MRE tem sido um forte aliado da indústria, atuando tanto na promoção comercial de seus produtos no exterior como no estabelecimento de parcerias internacionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Relacionamento Institucional com o CONDEFESA e a CNI

Julio Shidara e o Diretor do Departamento de Ciencia Tecnologia Inovacao e Propriedade Intelectual Luciano Mazza de Andrade
Julio Shidara e o Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual, Luciano Mazza de Andrade

Já no dia 26 de julho, Shidara esteve presente na 17ª reunião ordinária do Conselho Temático da Indústria de Defesa e Segurança (CONDEFESA) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O encontro contou com a presença do Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, reforçando a importância do diálogo entre as diferentes partes interessadas no setor. Mais tarde, em reunião com representantes da Gerência Executiva de Assuntos Legislativos (COAL) da CNI, o objetivo foi fortalecer o relacionamento institucional da AIAB com o Poder Legislativo.

Visita à Agência Espacial Brasileira (AEB)

Julio Shidara e o presidente da Agencia Espacial Brasileira AEB Dr. Marco Antonio Chamon
Julio Shidara e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Dr. Marco Antônio Chamon

Encerrando a semana produtiva, na quinta-feira, 27 de julho, o presidente da AIAB foi recebido pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Dr. Marco Antônio Chamon. Este encontro representou uma oportunidade significativa para discutir os desafios e oportunidades à frente do Programa Espacial Brasileiro. Shidara ressaltou o compromisso da AIAB em apoiar a AEB na viabilização de projetos estruturantes e que atendam a demandas efetivas existentes no Brasil.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).