Foto: André Tomino

A Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) celebrou seu 30º aniversário com um evento em São José dos Campos (SP), onde foram anunciados contratos de R$ 360 milhões para o desenvolvimento de tecnologias nos setores aeronáutico e espacial. Os contratos foram assinados entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) com as empresas Embraer, Akaer, ACS e Visiona.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Evento 30 anos AIAB 06

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a ministra do MCTI, Sra. Luciana Barbosa de Oliveira Santos, e o presidente da AIAB, Sr. Julio Shidara, que destacou a importância dos contratos para o desenvolvimento da indústria nacional e a garantia da autonomia do país.

Os recursos são provenientes de subvenção econômica à inovação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e, portanto, não reembolsáveis. Os projetos financiados incluem plataformas demonstradoras de novas tecnologias aeronáuticas e o desenvolvimento de um satélite de observação da Terra.

A ministra do MCTI ressaltou que os projetos financiados contribuirão para o desenvolvimento de tecnologias de aviação do futuro, com aplicações em monitoramento e vigilância de florestas, rios e mares, proteção de terras indígenas, e defesa e segurança pública. Os investimentos visam aumentar a competitividade da indústria aeronáutica brasileira e garantir a soberania nacional em tecnologias espaciais estratégicas.