A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim) concluiu, em 16 de dezembro, seu ciclo anual de visitas e recepções às instituições públicas e privadas da rede Municipal e Estadual de ensino, localizadas no litoral oeste cearense. A iniciativa teve como propósito suscitar, entre os estudantes, o espírito cívico, com a valorização dos símbolos nacionais; criar vínculos com a Força e fortalecer o interesse pelo mar, por meio da divulgação de temas navais relevantes, do uso sustentável dos recursos de nossa Amazônia Azul e de seus benefícios para a sociedade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

foto2 1

Durante o ano de 2022, a AgCamocim interagiu, em sala de aula e a bordo de sua sede, com 2.547 alunos. Nas ocasiões, também ocorreram visitas às instalações e equipamentos da Agência, Cerimonial à Bandeira narrado, com o canto do Hino Nacional, além de palestras, oficina de nós e distribuição de material didático lúdico: “A Turma da Mônica e a Indústria de Defesa Brasileira”.

As tratativas para a execução das ações foram realizadas diretamente com as escolas, norteadas com base nas orientações normativas contidas nos projetos “Pátria Amada Brasil”, do Comando do 3º Distrito Naval, e “Promoção da Mentalidade Marítima” (PROMAR).

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).