AEL Sistemas vai exportar displays para o novo Gripen sueco

blank

Google News

O sistema Helmet Mounted Display (HMD) chamado Targo, foi desenvolvido pela empresa brasileira AEL Sistemas, localizada em Porto Alegre (RS), uma das empresas beneficiárias do Programa Gripen no Brasil.

Componente do cockpit de última geração do caça Gripen “E” da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Força Aérea Sueca (SwAF), o sistema Targo™, montado no visor do capacete, dará ao piloto as informações de navegação, rotas e pontaria. Ao mover a cabeça e o capacete em direção ao alvo, em vez da aeronave inteira, os pilotos que usam o HMD podem mirar os sensores e os mísseis no alvo rapidamente, permitindo que identifiquem melhor os alvos no ar e no solo e maximizem o desempenho total. Com habilidade de visão noturna, esse capacete é o maior aliado do piloto, levando a uma avaliação mais eficiente da situação tática.

A AEL Sistemas ainda fornece os displays de cabine Wide Area Display (WAD) e Head-Up Display (HUD) para os caças da SwAF. Segundo Linus Narby, chefe do contrato do Gripen Brasil na Saab, este acordo tornou a AEL uma das principais fornecedoras globais da Saab, ampliando a parceria entre as empresas. A Saab conseguiu aliar sua expertise em integração de sistemas complexos e no desenvolvimento e construção de caças, com o trabalho de altíssima qualidade de empresas brasileiras como a AEL Sistema, responsável pelos avançados displays de cabine do Gripen. Linus destaca, ainda, que, hoje, os caças Gripen E/F que produzem têm esses equipamentos de ponta produzidos no Brasil.

Fonte: Portal BIDS

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui