Canadá Entre os dias 20 e 24 de junho, o Adido de Defesa, Naval do Exército e Aeronáutico no Canadá, Coronel de Artilharia Danilo Silva Maia, visitou a Região Norte do país.

A atividade, coordenada pelo Department of National Defence – Canadian Armed Forces (DND/CAF), proporcionou aos Adidos Militares acreditados no país a oportunidade de conhecer as capacidades de defesa, a cultura dos povos tradicionais e as peculiaridades da região que engloba o Território de Yukon, Territórios do Noroeste e o Território de Nunavut.

Durante a visita a Yellowknife – Territórios do Noroeste, os Adidos Militares assistiram uma palestra do Comandante da Força-Tarefa Conjunta Norte, o Brigadeiro-General Pascal Godbout, que apresentou as características e peculiaridades da região, mostrando os desafios operacionais que o relevo e as condições climáticas proporcionam àqueles em que lá vivem e operam. Com destaque, mostrou o apoio dos Rangers Canadenses, compostos por integrantes das comunidades locais, que realizam apoios às operações de busca e salvamento, vigilância e reconhecimento, apoio a calamidades e emergências, como a distribuição de vacinas durante a pandemia de covid-19, por exemplo, além de garantir a presença e soberania naquelas vastas e remotas áreas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em Iqaluit – Nunavut, os visitantes receberam uma apresentação sobre o maior dos territórios canadenses e sobre os povos Inuits, com a representante do governo local, Letia Obed, e sobre a região canadense do North American Aerospace Defense Command (NORAD), com o Tenente-Coronel Aviador Phillip Rennison, da 3ª Wing Bagotville – Quebec, que é uma das duas bases no país que utilizam o caça CF-18 Hornet para a defesa, interceptação e vigilância do espaço aéreo daquela região.

Fonte: AdiDefNavExAer Canadá

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).