Canadá – Entre os dias 20 e 24 de junho, o Adido de Defesa, Naval do Exército e Aeronáutico no Canadá, Coronel de Artilharia Danilo Silva Maia, visitou a Região Norte do país.
A atividade, coordenada pelo Department of National Defence – Canadian Armed Forces (DND/CAF), proporcionou aos Adidos Militares acreditados no país a oportunidade de conhecer as capacidades de defesa, a cultura dos povos tradicionais e as peculiaridades da região que engloba o Território de Yukon, Territórios do Noroeste e o Território de Nunavut.
Durante a visita a Yellowknife – Territórios do Noroeste, os Adidos Militares assistiram uma palestra do Comandante da Força-Tarefa Conjunta Norte, o Brigadeiro-General Pascal Godbout, que apresentou as características e peculiaridades da região, mostrando os desafios operacionais que o relevo e as condições climáticas proporcionam àqueles em que lá vivem e operam. Com destaque, mostrou o apoio dos Rangers Canadenses, compostos por integrantes das comunidades locais, que realizam apoios às operações de busca e salvamento, vigilância e reconhecimento, apoio a calamidades e emergências, como a distribuição de vacinas durante a pandemia de covid-19, por exemplo, além de garantir a presença e soberania naquelas vastas e remotas áreas.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Em Iqaluit – Nunavut, os visitantes receberam uma apresentação sobre o maior dos territórios canadenses e sobre os povos Inuits, com a representante do governo local, Letia Obed, e sobre a região canadense do North American Aerospace Defense Command (NORAD), com o Tenente-Coronel Aviador Phillip Rennison, da 3ª Wing Bagotville – Quebec, que é uma das duas bases no país que utilizam o caça CF-18 Hornet para a defesa, interceptação e vigilância do espaço aéreo daquela região.