Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Por Carolina Militão
Encerrado nessa quinta-feira (9), o 7° Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul (SSREAS), organizado pelo Departamento de Ensino do Ministério da Defesa (DEPENS/MD), contou com a apresentação dos painéis “Operações de paz da ONU: possibilidades de cooperação Europa-América do Sul” e “Atuação das Forças Armadas em ações humanitárias”. O evento começou na quarta-feira (8) e contou com quase 300 inscrições virtuais e 100 presenciais.
O Comandante da Escola Superior de Defesa (ESD), Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, destacou que foram discutidos temas diretamente ligados ao eixo do pensamento da escola. “Encerramos com um painel que destaca a mobilização das Forças Armadas nesse país, de forma inédita, envolvendo o Palácio do Planalto e os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em prol de missões humanitárias, como a acolhida de afegãos, que envolveu famílias refugiadas. Nós do MD temos orgulho de ter participado da ação que permitiu a integração dessas pessoas, de nação amiga, na sociedade”, acrescentou.
Com o objetivo de estreitar laços entre Europa e América do Sul, sobre perspectivas de cooperação de defesa e de segurança, o simpósio reuniu e aproximou representantes nacionais e internacionais. Para o primeiro semestre de 2022, a ESD firmou o compromisso de elaborar um relatório com os pontos focais do evento. Uma das propostas do documento é pensar políticas públicas que subsidiem as atividades diplomáticas e de defesa, além de aumentar a interlocução entre os países envolvidos.
Na ocasião, a presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), do Ministério das Relações Exteriores, Embaixadora Márcia Loureiro, expressou o êxito na amplitude das temáticas propostas durante o simpósio. “Diversos pontos de vista foram expostos neste espaço de diálogo, que conta com as reflexões de militares, civis, diplomatas e acadêmicos, sul-americanos e europeus. A Fundação tem a satisfação de contribuir com a promoção de estudos e atividades que auxiliam para a formação de uma opinião pública sensível às questões da convivência internacional. É importante temas como esses serem discutidos, de forma transversal e multidisciplinar, por especialistas de várias origens, aproximando profissionais dos dois lados do Atlântico”, finalizou.
Simpósio
Lançado em 2015, Simpósio sobre Segurança Regional Europa-América do Sul proporcionou oportunidade para, a partir da interlocução com a sociedade, gerar subsídios para as atividades-fim do MD, em especial, do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), contribuindo para a coordenação do esforço integrado de Defesa.
A ação é uma iniciativa da pasta da Defesa em parceria com a pasta das Relações Exteriores. Conta, também, com a participação da Delegação da União Europeia no Brasil, da Embaixada do Reino Unido, da Embaixada da República Francesa, da Fundação Konrad Adenauer (Alemanha) e do Instituto Real de Relações Internacionais Egmont (Bélgica).
Estiveram presentes o Embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman; o Embaixador de Malta, Stephen Lachia; o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do MD, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas; e o diretor do Departamento de Ensino do MD, General de Divisão Édson Skora Rosty.
Fotos: ESD
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395