Entre 27 de março e 11 de abril de 2024, o Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron RO/6º BIS), conhecido como “Batalhão Forte Príncipe da Beira”, e a Secretaria Estadual de Saúde do estado de Rondônia (SESAU/RO), uniram forças numa Ação Cívico Social (ACiSo) de vasta importância. Utilizando o Barco Hospital – Unidade de Saúde Social Walter Bártolo, a iniciativa percorreu o Vale do Guaporé, alcançando municípios como Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Costa Marques, Pimenteiras do Oeste e São Francisco do Guaporé.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

SERVIÇOS PRESTADOS E COMUNIDADES ATENDIDAS

Snapinsta.app 437789995 2687177168098684 6752784238293296986 n 1080

O projeto focou no atendimento médico e odontológico das comunidades mais isoladas e vulneráveis da região, incluindo populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas. A cada parada, equipes médicas e de apoio trabalharam incansavelmente para proporcionar cuidados essenciais, resultando em um total impressionante de 8.484 procedimentos realizados em mais de 40 comunidades. Esta ação não apenas melhorou a qualidade de vida dessas populações, mas também fortaleceu os laços entre as Forças Armadas e a comunidade civil.

A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO

Snapinsta.app 437785958 958479322679114 7071488486798164508 n 1080

O sucesso desta ACiSo sublinha a importância da colaboração interagencial para alcançar áreas onde o acesso regular a serviços de saúde é um desafio. O Barco Hospital provou ser um recurso inestimável, permitindo que serviços de saúde alcançassem as margens distantes do Vale do Guaporé, uma área marcada por sua difícil acessibilidade e onde tais serviços são mais necessários.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).