ABIN tem Aula Magna da Pós-Graduação conduzida por Ministros

Cemitério São João Batista em Botafogo, zona sul do Rio
Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Aula Magna do “Curso de Gestão Integrada de Inteligência” (CGII), primeira pós-graduação oferecida pela ABIN na história, contou com a participação dos ministros do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sergio Etchegoyen; da Defesa, Joaquim Silva e Luna; e da Segurança Pública, Raul Jungmann; além do embaixador Alessandro Candeas – que representou o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A aula inaugural foi ministrada pelas quatro autoridades em Brasília/DF, na sede da Agência, nesta quarta-feira – 29 de agosto.

A especialização lato sensu capacitará integrantes da ABIN e de órgãos parceiros do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) em temas que requerem decisão e gestão integrada de Inteligência. Os alunos terão aulas, por exemplo, sobre gerenciamento colegiado de crises e atividades de Inteligência de Estado. A carga-horária é de 381 horas-aula e o curso vai até outubro de 2019.

Para o diretor da Escola de Inteligência (Esint) – unidade da ABIN responsável pela pós-graduação –, Luiz Alberto Santos Sallaberry, o ineditismo da presença dos ministros na aula magna reforçou a relevância da especialização.

Alessandro Candeas citou a expansão internacional da ABIN e da Inteligência brasileira

MRE e Defesa

Responsável em ministrar a primeira parte da aula, o embaixador Alessandro Candeas destacou a importância do trabalho conjunto da Inteligência para o Brasil e citou o diálogo como ponto forte para vencer os desafios. “O Itamaraty vê com alegria a expansão internacional da ABIN e da Inteligência brasileira”, disse, ao citar as adidâncias da Agência distribuídas pelos cinco continentes.

Já o ministro Joaquim Silva e Luna abordou a importância da pós-graduação para a pasta da Defesa. Também definiu quais seriam os principais desafios atuais da Inteligência: integração, análise de grande volume de dados, proteção do conhecimento, capacitação, integração e divisão do conhecimento.

O ministro Joaquim Silva e Luna falou sob a ótica da Defesa

Segurança

Raul Jungmann apresentou painel sobre a segurança pública no Brasil, abrangendo o papel da Inteligência na arquitetura da área. O ministro falou da gravidade da situação atual. Listou estatísticas, problemas políticos e a atuação do crime organizado. “É no âmbito da Inteligência que se poderá vencer a batalha contra o crime organizado, e este curso contribuirá para isso”, declarou.

O ministro do GSI, Sergio Etchegoyen, concluiu a Aula Magna ressaltando a integração dos quatro ministérios para organizar a pós-graduação e fortalecer o debate sobre a Inteligência. Para ele, o crime organizado é um dos maiores desafios para a Inteligência de Estado e se assemelharia ao risco de terrorismo em outras nações. “Uma analogia que permite que busquemos melhores práticas e trazê-las para nossa realidade”.

Jungmann lembrou o papel da Inteligência na arquitetura da Segurança Pública

Academia

O diretor-geral da ABIN, Janér Tesch, pontuou que o curso é um campo fértil para que os alunos percebam o amanhã. Janér lembrou que ações conjuntas aproximam as melhores práticas, seja no Brasil ou no exterior. “Ao adotarmos a academia como ponto focal, colheremos os frutos no futuro”, afirmou.

Fonte: ABIN

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui