A ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) participou, nesta sexta-feira (30), do debate “Política e Estratégia Nacional de Defesa: a Visão do Empresariado”. O evento foi realizado de forma online pelo IREE Defesa & Segurança – ID&S.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo, representou a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS). Também participaram o ex-secretário nacional de Segurança Pública, Flávio Basílio e o presidente executivo do ID&S, Raul Jungmann. O presidente do Conselho de Administração do ID&S, General Sérgio Etchegoyen, mediou os debates.

No evento foi destacada a ação da ABIMDE para garantir um cenário de isonomia para as empresas da BIDS (Base Industrial de Defesa e Segurança), nas vendas ao poder público. Hoje, os produtos nacionais contam com cerca de 40% a mais de impostos do que produtos importados de outros países.

Para contornar este quadro, a ABIMDE elaborou um projeto de lei aplicando imunidade tributária para as compras de defesa feitas com empresas no Brasil. Gallo lembra que a proposta foi abraçada pelo deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança, que protocolou no Congresso um Projeto de Lei Complementar. “Tivemos adesão de várias entidades setoriais e o projeto está próximo de entrar em votação”, explica Gallo.

Fonte: ABIMDE

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).