A ABIMDE encerrou, na última terça-feira (23) as ações do Grupo de Trabalho (GT) com a Marinha do Brasil. As atividades foram realizadas com o objetivo de incrementar a interação entre a Força e a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS). O principal fruto foi a elaboração de um relatório, com 23 ações a serem empreendidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A iniciativa de criar um grupo de trabalho surgiu em julho de 2020, após webinar realizado pela ABIMDE com a participação do comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, mostrando a ação forte da entidade em prol de suas associadas.

“Foi uma ação exitosa. O resultado encoraja a ABIMDE a promover eventos semelhantes com o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira, o que está sendo planejado”, disse o presidente executivo da entidade, Almirante Rodrigo Hônkis.

O Grupo de Trabalho foi constituído de 7 subgrupos: Obtenção; Ciência/Tecnologia/Inovação;  Capacitação mútua e intercâmbio de recursos humanos na área industrial; Projetos estratégicos I e II; Manutenção e construção de meios; Material de fuzileiros navais; e E-navigation.

As 23 ações contidas no relatório serão realizadas em conjunto pela ABIMDE, empresas da BIDS e a Marinha do Brasil. Será formado um grupo de acompanhamento para monitorar o desenvolvimento das ações e otimizar os seus resultados.

“A ABIMDE agradece a todas as organizações militares da Marinha do Brasil envolvidas e aos associados, que contribuíram com sua importante participação no dia-a-dia dos trabalhos que foram desenvolvidos”, conclui Hônkis.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).