Contribuir para a difusão dos assuntos de Defesa no contexto da sociedade brasileira e estimular a interação entre alunos e professores das escolas militares e de instituições de ensino superior (IES) civis são objetivos do XVII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. O evento será promovido pelo Ministério da Defesa, no período de 29 de agosto a 2 de setembro, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), na cidade de Resende (RJ).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Banner matéria.png

O congresso é realizado todos os anos, sob coordenação da Divisão de Cooperação (DICOOP) e condução do Departamento de Ensino (DEPENS). A programação inclui palestras, apresentações de artigos científicos, debates e atividades socioculturais, a fim de proporcionar reflexão sobre assuntos relativos à Defesa Nacional.

Podem se inscrever equipes compostas de estudantes e professores de IES brasileiras credenciadas no Ministério da Educação, das escolas de formação de oficiais das Forças Armadas, do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME). Neste ano, o DEPENS estima reunir cerca de 300 congressistas civis e militares de todo o Brasil. As inscrições estão abertas até 30 de maio e podem ser efetuadas por meio do link: cadn.defesa.gov.br

A participação de cada IES ocorre por meio da formação de uma equipe, constituída por um professor responsável e cinco alunos dos cursos de graduação. As inscrições estão abertas até 30 de maio.

Confira o edital do XVII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).