O camuflado é um conjunto de técnicas e estratégias utilizadas pelos militares para se camuflarem no meio ambiente e assim se tornarem menos visíveis ao inimigo. O uso do camuflado remonta às guerras antigas, quando os soldados usavam máscaras de folhas e ramos para se esconder dos inimigos.

Durante a Primeira Guerra Mundial, os militares começaram a utilizar padrões de camuflagem em suas roupas e equipamentos para se misturarem com o ambiente. Estes padrões eram geralmente compostos por tons de verde, marrom e preto, que eram os tons predominantes nas áreas verdes e florestais da Europa.

Na Segunda Guerra Mundial, o camuflado foi aprimorado e os padrões foram adaptados para se adequarem a diferentes ambientes, como desertos, florestas e neve. Além disso, foram criados padrões especiais para uso aéreo e naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atualmente, o camuflado é amplamente utilizado pelos militares de todo o mundo. Ele é utilizado tanto para se camuflar no ambiente como para criar distrações e confundir o inimigo. Além disso, o camuflado também é usado por caçadores, fotógrafos e outros profissionais que precisam se esconder no meio ambiente.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).