No momento atual, uma possível Guerra Cibernética pode ser tão fatal quanto qualquer outra guerra do passado. Considerando o nível de dependência que temos de serviços básicos que se encontram totalmente informatizados, como o sistema bancário, as telecomunicações, controle do espaço aéreo etc estamos também muito vulneráveis ao risco de um apagão digital que paralise hospitais, bancos, usinas de energia, interrompa o fornecimento de água e provoque caos em todo o país.
Fruto de uma intensa e longa pesquisa empreendida pelos cientistas do Grupo de Pesquisa em Estudos Estratégicos e Política Internacional Contemporânea da Universidade Federal de Santa Catarina, o livro A Geopolítica das Estratégias em Defesa Cibernética traz um minucioso panorama das estratégias de Defesa Cibernética utilizadas pelos EUA, China, Rússia e Israel. A obra analisa doutrinas, políticas de defesa, e outros documentos, alguns sigilosos, que revelam como estas nações estão se preparando para a próxima Guerra Cibernética.
Para o Brasil, importante hub dentro do espaço cibernético da América Latina e do Mundo, o livro alerta sobre a importância de se desenvolver o pensamento cibernético nacional e o longo caminho que ainda precisamos percorrer até garantirmos nossa resiliência frente às ameaças emergentes vindas do ciberespaço.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Adquira seu exemplar na Livraria Dante ou na Amazon.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395