Os impactos sociais causados pela pandemia da Covid-19, bem como as ações das Forças Armadas no enfrentamento à doença nortearam o primeiro dia de debates do 8º Fórum de Assistência Social do Ministério da Defesa (MD). Promovido no período de 28 a 29 de setembro, no Comando Militar do Planalto, o evento conta com diversas atividades, entre elas, importantes explanações de personalidades civis e militares.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Alexandre Manfrim-3.jpg

Nesta terça-feira (28), ao presidir a abertura do evento, o titular da Pasta da Defesa, Walter Souza Braga Netto, destacou a relevância dos debates sobre a atuação da assistência social das Forças Armadas frente à pandemia. “Teremos a oportunidade de compartilhar as ações desenvolvidas pelas estruturas de assistência social da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, concluindo sobre os efeitos da pandemia em diferentes dimensões da vida social, o que orientará as futuras iniciativas da atividade no meio militar”.

Alexandre Manfrim-6.jpg

O primeiro dia contou com a participação do Dr. Humberto Corrêa da Silva Filho, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que discorreu a respeito do tema “A Saúde Mental na Pandemia da Covid-19”. Na oportunidade, representantes das três Forças Armadas, também, estiveram à frente de outras análises, que aprofundaram conhecimentos sobre o combate à doença.

Alexandre Manfrim-10.jpg

Na quarta-feira (29), “O Efeito da Pandemia sobre Diferentes Dimensões da Vida Social” e “Serviço Social e Instituição Militar” serão alguns dos temas analisados.

Prestigiaram o evento o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Laerte de Souza Santos; o Chefe de Assuntos Estratégicos, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues de Freitas; o Secretário de Orçamento e Organização Institucional, Antonio Paulo Vogel de Medeiros; o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Rui Yutaka Matsuda; entre outras autoridades.

Fotos: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).