No dia 31 de janeiro de 2022, o 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) realizou as comemorações alusivas ao quadragésimo nono aniversário do Batalhão. Foi realizada a cerimônia do plantio da muda de mogno no “Bosque das Tradições”, um costume que permite contribuir com a arborização do quartel e marcar a data de criação da Unidade. Na oportunidade, o Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Alexandre Grangeiro de Lima, realizou o plantio da muda com o Adjunto de Comando, Subtenente Joesano Rodrigues Gomes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foi realizada, também, uma formatura com a presença de comandantes de organizações militares (OM) da 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) e foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior, Coronel Luciano Augusto Cabanas Kanhet, que parabenizou a OM. Durante a formatura, foram realizadas a entrega de medalhas militares e foram agraciados autoridades com o diploma de “amigo do 52º BIS”, como reconhecimento da contribuição e do prestígio dado ao Batalhão, finalizando com um desfile da tropa.

Em 49 anos de existência, o 52º BIS tem como missão atuar na Amazônia Legal, para executar operações de defesa externa, de Garantia da Lei e da Ordem e cooperar com o desenvolvimento regional por intermédio de ações subsidiárias, mantendo-se em permanente estado de prontidão.

Fonte: 52º BIS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).