Entre 10 e 16 de novembro, a 1ª Divisão de Exército, Divisão Marechal Mascarenhas de Moraes, conduziu a Operação MEMBECA, um exercício de adestramento avançado, no qual o 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola (31º GAC Es) desempenhou um papel crucial. Realizado no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, o exercício representou um marco para as forças militares brasileiras.

Um Apoio Decisivo à 9ª Brigada de Infantaria Motorizada

Snapinsta.app 405478308 18001922123323240 6997975304033249092 n 1080

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O 31º GAC Es ofereceu apoio vital à 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (9ª Bda Inf Mtz), também conhecida como a Nona de Guerra, em uma Operação Ofensiva. A colaboração incluiu uma série de manobras estratégicas como Marcha para o Combate, Incursão Aeromóvel, Junção, Ultrapassagem e Ataque Coordenado, contribuindo significativamente para o sucesso da missão.

Inovação e Precisão: O Emprego do SISDAC

Um dos destaques da operação foi o emprego do Sistema Digitalizado de Artilharia de Campanha (SISDAC), usado em conjunto com métodos tradicionais de condução de tiro. Esta integração resultou em uma notável redução do tempo necessário para o apoio de fogo, demonstrando inovação e eficiência.

Contribuição de Saúde e Ação Cívico-Social

Além do desempenho no campo de batalha, o pessoal de Saúde do 31º GAC Es realizou uma nobre tarefa, oferecendo atendimentos médicos e odontológicos em uma Ação Cívico-Social na cidade de Quatis. Esta iniciativa reforçou o compromisso do grupo com a comunidade, além de suas habilidades militares.

100 Tiros de Obuseiro 105 mm: Um Adestramento Intensivo

Snapinsta.app 404539764 18001922135323240 2390094320931301455 n 1080

Durante a operação, o 31º GAC Es realizou 100 tiros de Obuseiro 105 mm, proporcionando um adestramento intenso e abrangente a todos os subsistemas de Artilharia envolvidos, reafirmando a capacidade e prontidão do grupo.

Uma Força Sempre Presente

A Operação MEMBECA não foi apenas um exercício militar, mas também uma demonstração da habilidade, precisão e dedicação do 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola. “GEsA: Ontem, Hoje e Sempre! Brasil!” ressoa como um lema de orgulho e comprometimento, refletindo o espírito e a prontidão das forças armadas brasileiras.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).