O Ministério da Defesa (MD), por meio da Assessoria Especial de Planejamento (Asplan), promoveu, nos dias 24, 25 e 26 deste mês, na Escola Superior de Defesa (ESD), o 2º Workshop Indicadores Estratégicos. O evento, que reuniu representantes das três Forças Singulares, além de autoridades do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e da Secretaria-Geral (SG) da Pasta, deu prosseguimento aos trabalhos de elaboração do painel de indicadores e metas para o setor. O objetivo é acompanhar a implementação do Planejamento Estratégico Setorial de Defesa 2020-2031, com foco em manter as Forças Armadas em constante estado de prontidão com vistas ao cumprimento de suas missões constitucionais.
O painel será utilizado pelo Conselho Superior de Governança (Consug), para acompanhar a implementação do planejamento aprovado pela Resolução nº 2 Consug/MD, que estabelece a identidade estratégica, a missão, a visão e os valores do plano setorial, com base na Estratégia Nacional de Defesa (END). Entre os objetivos setoriais com foco na sociedade, incluídos na resolução, estão: contribuir para a dissuasão; aprimorar o preparo das Forças Armadas para o cumprimento de sua destinação constitucional; e contribuir para o desenvolvimento nacional, o bem-estar e a responsabilidade sociais e incrementar o apoio à política externa.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O coordenador da Asplan, Tenente-Coronel Roberto Mahmud Drumond, assinalou a relevância do workshop para os trabalhos internos e externos articulados com todas as partes envolvidas. “A importância desse evento é a oportunidade de construirmos, de forma colaborativa com as três Forças e o Ministério da Defesa, o painel de indicadores e metas. Envolve a participação das três Forças e do MD nesse trabalho conjunto para o desenvolvimento e acompanhamento do planejamento que será implementado”, explicou.
Coordenado pela Assessoria Especial de Planejamento do MD, o evento recebeu palestras de integrantes das chefias de Operações Conjuntas e Assuntos Estratégicos; da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais; da Secretaria de Produtos de Defesa; do Departamento do Programa Calha Norte; e do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia.
Por Suellen Siqueira com informações da Asplan
Fotos: Divulgação