Rio de Janeiro (RJ) – No período de 10 a 21 de outubro, o 1º Btl DQBRN conduziu o Adestramento Conjunto Específico de Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) de Defesa QBRN, promovido pelo Ministério da Defesa e coordenado pela Chefia do Emprego da Força Terrestre. A atividade como objetivos nivelar conhecimentos e difundir boas práticas e lições aprendidas executadas no âmbito de cada Força Singular.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia de abertura foi realizada com a presença do Chefe do Emprego da Força Terrestre (COTER), General de Divisão Álcio Costa, e do Chefe do Centro de Coordenação de Operações (CCOp) do Comando Militar do Leste (CML), General de Brigada Paulo Edson, além dos comandantes de Organizações Militares (OM) de DQBRN da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

O adestramento contou com a participação das principais OM que compõem o Sistema Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear do Exército (SisDQBRNEx): o 1º Btl DQBRN, a Cia DQBRN, o Instituto DQBRN (IDQBRN), o Instituto Militar de Engenharia (IME), o Instituto de Biologia do Exército (IBEx) e a Escola de Instrução Especializada (EsIE).

No âmbito das demais Forças Armadas, participaram, ainda, o Batalhão de Defesa NBQR e o Centro de Defesa NBQR, da Marinha do Brasil; e o Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAe), o Hospital Central da Aeronáutica (HCA), a Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), o Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), o Hospital da Aeronáutica dos Afonsos (HAAF), o 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (3º/8º GAV) e o Grupamento de Segurança e Defesa dos Afonsos (GSD), da Força Aérea Brasileira.

Com a duração de 2 (duas) semanas, o Adestramento Conjunto exercitou as principais TTP de DQBRN, nos campos da Proteção Coletiva e Individual, do Reconhecimento e Vigilância QBRN, da Descontaminação e do Comando e Controle QBRN, abrangendo os domínios das três Forças Singulares, com a finalidade de potencializar o emprego conjunto da Defesa QBRN.

WhatsApp Image 2022 10 28 at 18.50.47 1 WhatsApp Image 2022 10 28 at 18.50.47 2 WhatsApp Image 2022 10 28 at 18.50.47 3 WhatsApp Image 2022 10 28 at 18.50.47 4 WhatsApp Image 2022 10 28 at 18.50.47 5 WhatsApp Image 2022 10 28 at 18.50.47 6 WhatsApp Image 2022 10 28 at 18.50.47 7 WhatsApp Image 2022 10 28 at 18.50.47 8 WhatsApp Image 2022 10 28 at 18.50.47 9

Fotos: Cb Arão e Sd Cunha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).