Imagem: IAI

O governo eslovaco aprovou a recomendação feita pelo Ministério da Defesa da Eslováquia para adquirir 17 sistemas de radar fabricados pela Israel Aerospace Industries (IAI). O acordo, liderado pela Diretoria de Cooperação em Defesa Internacional (DCDI), do Ministério da Defesa de Israel, inclui a transferência de tecnologia e conhecimento de Israel para a Eslováquia, bem como a cooperação industrial. Os componentes do radar serão fabricados em colaboração com as indústrias de defesa na Eslováquia, sob orientação profissional da IAI e do Ministério da Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Os sistemas de radar israelenses serão interoperáveis com os mecanismos de defesa da OTAN. Nos últimos anos, sistemas semelhantes foram incorporados aos sistemas de comando e controle de outros países da aliança da OTAN.

O carro-chefe, o radar MMR, é fabricado pela ELTA Systems, subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), possui comprovação em combate e ampla experiência operacional em Israel e em todo o mundo. O radar detecta ameaças aerotransportadas, as classifica, calcula seu nível de ameaça e fornece dados essenciais que permitem que os sistemas neutralizem várias ameaças simultaneamente.

Ministro da Defesa, Benny Gantz: “Como disse ao Ministro da Defesa da Eslováquia durante nossa discussão, a indústria de defesa de Israel está na vanguarda da tecnologia e do desenvolvimento global e produz excelentes capacidades operacionais e militares. Parabenizo os funcionários do Ministério da Defesa de Israel e a IAI por mais uma conquista significativa, que reflete as excelentes capacidades da indústria de defesa de Israel, bem como o fortalecimento das relações e cooperação de Israel com os países da OTAN. Sob minha liderança, o órgão de defesa continuará a promover contratos de aquisição e desenvolvimento de tecnologia, que fazem parte do conceito de segurança do Estado de Israel e são particularmente importantes para a resiliência israelense neste momento devido ao impacto econômico da pandemia de COVID-19.”

Diretor da SIBAT, Brig. Gen. (Res.) Yair Kulas: “A escolha do governo eslovaco de equipar suas forças com sistemas de radar israelenses é outro passo significativo no fortalecimento das relações de defesa entre nossos países. A escolha também é indicativa das excelentes capacidades da indústria de defesa de Israel, que fornece soluções avançadas para uma vasta gama de ameaças em constante evolução. Agradecemos aos nossos parceiros eslovacos e esperamos continuar a trocar informações e tecnologia, expandindo ainda mais a nossa parceria.”

VP IAI e CEO da ELTA, Yoav Turgeman: “Estamos honrados por ser a escolha do governo eslovaco e por incorporar o radar MMR da IAI em sua solução de defesa aérea, e agradecemos ao Ministério da Defesa de Israel pela cooperação. O MMR alavanca tecnologias de ponta para fornecer uma imagem confiável do ar e consciência da situação em questão. Cerca de 130 MMRs foram entregues para a República Tcheca, Hungria e Eslováquia, e já estão em operação nos Estados Unidos e Canadá, além de Israel. Estamos confiantes de que este é o melhor sistema de radar para permitir que a Força Aérea Eslovaca enfrente uma ampla gama de ameaças aéreas e esperamos mais cooperação.”

Fonte: IAI

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).