Recife (PE) – Nesta segunda-feira, 30 de maio, o Exército Brasileiro entrou no terceiro dia de operações ininterruptas em apoio à população de Pernambuco. As equipes estão engajadas na busca e resgate de vítimas soterradas pelos desabamentos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de Recife no último sábado.

Em Camaragibe, a nordeste da capital, os militares têm usado maquinário especializado de Engenharia para a remoção de lama e entulhos. No local exato onde ocorreu o deslizamento e colapso de uma barreira, é empregado o trabalho manual para localizar duas vítimas ainda desaparecidas.

Em Jaboatão dos Guararapes, a sudoeste de Recife, a ajuda humanitária priorizou a busca por pessoas desaparecidas na Comunidade de Bola de Ouro, no bairro do Curado III. O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco contabilizava seis pessoas soterradas na localidade. Quatro foram encontradas, infelizmente sem vida, e outras duas permanecem desaparecidas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No Recife, o Exército auxiliou na busca por seis vítimas ainda desaparecidas sob os escombros de um deslizamento, na comunidade Vila dos Milagres, no bairro do Ibura.

Devido à instabilidade do terreno nas áreas colapsadas, as equipes atuam com restrições ao uso de maquinário para escavação. O trabalho da tropa é realizado, em grande parte, de forma manual e com pausas nos momentos de chuvas, por questão de segurança.

As tropas estão mobilizadas pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), sob a coordenação da 7ª Divisão de Exército. Esses militares estão atuando em auxílio aos órgãos de Segurança Pública e da Defesa Civil, em operações de buscas realizadas de dia e de noite pelo 14º Batalhão de Infantaria Motorizado, pelo 7º Grupo de Artilharia de Campanha e pelo 10º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado.

Fonte: Comando Militar do Nordeste

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).