Manaus (AM) – Na semana de 7 a 13 de maio, o Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) acolheu uma comitiva de pesquisadoras das Universidades Federais do Norte do Tocantins (UFNT), do Pará (UFPA) e Fluminense (UFF). A cooperação técnico-científica tem como objetivo reunir dados para os programas de mestrado e doutorado das respectivas universidades, alinhando-se assim com a preservação da fauna amazônica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Cooperação Técnico-Científica

A iniciativa foi articulada pelas professoras veterinárias, Doutoras Ana Paula Gering, Alessandra Scofield Amaral, Ceci Ribeiro Leite, as Mestrandas Amanda de Nazaré da Costa Rodrigues, Elda Ely Gomes de Souza, Mestre Cinthian Cássia Mendonça e Ennely Nataly Vidal da Silva. O foco de seus estudos são as doenças infecto-parasitárias em animais silvestres e a anestesiologia veterinária.

Missão Compartilhada

As universidades UFNT, UFPA e UFF partilham uma missão comum: produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia, formando cidadãos capazes de construir uma sociedade inclusiva e sustentável. Este trabalho está em sintonia com as ações do Exército Brasileiro em defesa dos biomas nacionais, neste caso, a Amazônia, contribuindo para a preservação da fauna e flora local.

Importância do Estudo

A cooperação permitiu reunir informações sobre a saúde das 11 onças pintadas, três onças pardas e oito pequenos felinos residentes no zoológico, e também contribuirá para as pesquisas científicas de campo das Universidades Federais mencionadas.

A parceria entre a equipe técnica do Zoológico do CIGS e as pesquisadoras é crucial para a manutenção da biodiversidade, possibilitando a sobrevivência de populações inteiras a partir de poucos exemplares. O conhecimento técnico desenvolvido para cada espécie é sempre voltado para o bem-estar animal.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).