A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor-Geral Marítimo da Colômbia

Nos dias 22 e 23 de setembro, em Bogotá, foi realizada a XIII Reunião Tripartite de Capitães dos Portos da Colômbia, Brasil e Peru. A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor-Geral Marítimo da Colômbia, Vice-Almirante John Fabio Giraldo Gallo, na qual foram ressaltados os objetivos do fórum, que são: a promoção de um entorno regional seguro para o tráfego aquaviário, ao fortalecer os mecanismos de cooperação ao enfrentamento de problemas; e ameaças comuns relacionados ao transporte internacional de passageiros e carga, à regulamentação de embarcações e ao combate aos ilícitos transnacionais, entre outros temas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

reuniao tripartite capitaes do portos foto 1
Participantes da XIII Reunião Tripartite de Capitães dos Portos, no Clube Naval Antares em Bogotá, Colômbia

Com vistas também à padronização de procedimentos de fiscalização, intercâmbio de informações e boas práticas para a tomada de decisões, participaram o Capitão dos Portos de Iquitos, Capitão de Fragata Guillermo Benites Valverde; o Capitão dos Portos de Tabatinga (online), Capitão de Fragata Ricardo Sampaio Bastos; e o Capitão dos Portos de Letícia, Capitão de Corveta Francisco Otavo Martínez, que apresentaram suas Capitanias e as características das áreas de operação. Também contribuíram aos trabalhos os Adidos Navais do Brasil e do Peru, o Adido da Polícia Federal do Brasil além de representantes da Migração e do Ministério dos Transportes da Colômbia.

Durante a reunião, também foram tratados temas importantes, como o controle operacional do tráfego internacional de passageiros; regulamentos nacionais para a partida e trânsito de embarcações entre os países; e um plano de ação contingente em caso de derramamento de óleo a ser estabelecido e adestrado em conjunto entre as Capitanias dos Portos de Tabatinga, Letícia e Iquitos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).