XIII Reunião Tripartite de Capitães dos Portos do Brasil, Colômbia e Peru é realizada em Bogotá

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Nos dias 22 e 23 de setembro, em Bogotá, foi realizada a XIII Reunião Tripartite de Capitães dos Portos da Colômbia, Brasil e Peru. A cerimônia de abertura foi presidida pelo Diretor-Geral Marítimo da Colômbia, Vice-Almirante John Fabio Giraldo Gallo, na qual foram ressaltados os objetivos do fórum, que são: a promoção de um entorno regional seguro para o tráfego aquaviário, ao fortalecer os mecanismos de cooperação ao enfrentamento de problemas; e ameaças comuns relacionados ao transporte internacional de passageiros e carga, à regulamentação de embarcações e ao combate aos ilícitos transnacionais, entre outros temas.

blank
Participantes da XIII Reunião Tripartite de Capitães dos Portos, no Clube Naval Antares em Bogotá, Colômbia

Com vistas também à padronização de procedimentos de fiscalização, intercâmbio de informações e boas práticas para a tomada de decisões, participaram o Capitão dos Portos de Iquitos, Capitão de Fragata Guillermo Benites Valverde; o Capitão dos Portos de Tabatinga (online), Capitão de Fragata Ricardo Sampaio Bastos; e o Capitão dos Portos de Letícia, Capitão de Corveta Francisco Otavo Martínez, que apresentaram suas Capitanias e as características das áreas de operação. Também contribuíram aos trabalhos os Adidos Navais do Brasil e do Peru, o Adido da Polícia Federal do Brasil além de representantes da Migração e do Ministério dos Transportes da Colômbia.

Durante a reunião, também foram tratados temas importantes, como o controle operacional do tráfego internacional de passageiros; regulamentos nacionais para a partida e trânsito de embarcações entre os países; e um plano de ação contingente em caso de derramamento de óleo a ser estabelecido e adestrado em conjunto entre as Capitanias dos Portos de Tabatinga, Letícia e Iquitos.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas