blank

Google News

ABIMDE realizou, na última sexta-feira (30), mais um evento virtual voltado às associadas. O Webinar “A Obtenção de Meios Navais: uma visão da Participação da Indústria Nacional” abordou as possibilidades de a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) integrar importantes projetos da Marinha do Brasil.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

O Webinar contou com a participação do Capitão de Fragata Josmar Carreiro Freitas, Assessor de Engenharia e Offset da Superintendência de Obtenção e Gestão de Programas e da Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), e o Capitão de Mar e Guerra (RM1-IM) José Alceu de Oliveira Filho, Chefe do Departamento de Gestão de Programas (DGePM-12). O presidente executivo da ABIMDE, Almirante Rodrigo Honkis, comandou as atividades.

O evento foi importante para mostrar às associadas os principais projetos da Força, bem como os processos pelos quais empresas precisam atuar para fornecer produtos e serviços. “As associadas ganham uma visibilidade melhor sobre as necessidades da Marinha”, comentou o presidente da ABIMDE, Dr. Roberto Gallo.

Os participantes destacaram a necessidade da Marinha do Brasil de contar com as empresas da BIDS em seus principais projetos, como o das fragatas Classe Tamandaré. “Precisamos de navios para cumprir nosso papel constitucional. E é necessário contar com o maior número de itens nacionais”, comentou Alceu Filho.

Freitas falou sobre a Estratégia Offset, sistema de compensações que oferece contrapartidas às empresas brasileiras em caso de importação, e falou sobre os mecanismos utilizados pela Marinha e como as empresas nacionais podem integrar o sistema.

A ABIMDE mantém seu compromisso de atuar em prol do fortalecimento das empresas de Defesa e Segurança, aproximando-as das Forças Armadas.

Fonte: Portal BIDS