As Fragatas “Constituição” (F42) e “União” (F45), pertencentes à Marinha do Brasil (MB), estarão atracadas no Porto de Maceió e abertas para visitação pública no dia 28 de janeiro, das 9h às 17h. Esta é uma oportunidade rara e gratuita para a comunidade local e visitantes conhecerem de perto dois importantes navios operativos da MB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

História e Características das Fragatas

F45

A Fragata “Constituição”, o terceiro navio da classe Niterói, foi construída pela Vosper Thornycroft Ltd., na Inglaterra, e incorporada à Marinha em 31 de março de 1978. Já a Fragata “União”, o sexto navio da mesma classe e a segunda fragata construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, foi incorporada à MB em 12 de setembro de 1980.

Operação “ASPIRANTEX” e Treinamento de Aspirantes

As fragatas estarão em Maceió como parte da operação “ASPIRANTEX”, cujo objetivo é treinar as tripulações dos Navios da Esquadra e Aspirantes da Escola Naval do Rio de Janeiro. Aproximadamente 170 aspirantes participarão de treinamentos que incluem manobras táticas, navegação, transferência de carga no mar, e operação de sistemas de bordo.

Objetivo da Visitação Pública

A visitação pública tem o intuito de oferecer à sociedade a chance de conhecer mais sobre os meios operativos da Marinha do Brasil. Além de representar o país, a iniciativa visa estimular a importância da mentalidade marítima e preservar as tradições navais.

Informações do Evento

  • Evento: Visitação Pública nas Fragatas “Constituição e União”;
  • Local: Porto de Maceió, Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Maceió-AL;
  • Data: 28 de janeiro de 2024;
  • Horário: 9h às 17h;
  • Entrada: Gratuita.

Esta visita representa uma excelente oportunidade educativa e cultural, permitindo que a população conheça mais sobre as atividades da Marinha e a vida a bordo desses importantes navios militares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).