A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) tem realizado um trabalho exemplar na Operação Verão 2023/2024, intensificando as ações de fiscalização do tráfego aquaviário ao longo do litoral baiano. Esta operação é vital para garantir a segurança nas águas, especialmente em locais turísticos e rotas de transporte de passageiros.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foco em Áreas de Intenso Movimento

A atenção está voltada para áreas como o arquipélago de Cairu, incluindo Morro de São Paulo, Boipeba e Valença, destacados pela intensa atividade do turismo náutico e transporte de passageiros. Além disso, em Salvador, ações são reforçadas nos terminais de turismo e locais como Porto da Barra e Ribeira.

Segurança na Tradicional Procissão Marítima

Um momento de destaque foi a segurança garantida pela CPBA durante a Procissão Marítima do Nosso Senhor do Bonfim, um evento que atraiu dezenas de embarcações à Baía de Todos-os-Santos, demonstrando a capacidade da Capitania em gerenciar grandes eventos com eficiência e segurança.

Resultados da Operação Verão

Desde o início da operação, em 15 de dezembro de 2023, a CPBA inspecionou 5.989 embarcações, emitiu 168 notificações, apreendeu 24 embarcações e aplicou 611 testes de alcoolemia. Estes números refletem o rigor e a eficiência das ações realizadas pela Capitania, visando a segurança dos usuários das vias aquaviárias.

Educação e Prevenção

Além das inspeções, a CPBA está engajada na distribuição de material informativo da Operação Verão e na divulgação do aplicativo NAVSEG. Essas iniciativas são fundamentais para educar e prevenir acidentes, promovendo uma navegação mais segura e consciente.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).