Buenos Aires (Argentina) – No dia 24 de novembro, A Aditância do Exército Brasileiro na Argentina participou de uma videoconferência promovida pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), acerca do Exercício Combinado ARANDU – Ciclo 2021/2023, entre os Exércitos do Brasil e da Argentina. O objetivo foi coordenar as tarefas a serem realizadas visando o exercício no terreno programado para o ano de 2023.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Chefe do Preparo da Força Terrestre Brasileira, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, presidiu essa atividade pelo Exército Brasileiro, e pela parte da Argentina o Comandante da “Fuerza de Despliegue Rápido”, General de Brigada Federico Javier Torres. A videoconferência também contou com a presença do Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Willian Koji Kamei, além de representantes das tropas que participam desse Exercício Combinado entre Brasil e Argentina.

O Exercício Combinado ARANDU se desenvolve ao longo de três anos, compreendendo um ano de planejamento, um ano de simulação construtiva e um terceiro ano de exercício real no terreno, previsto para ocorrer em 2023, em solo argentino. Dessa forma, em uma reunião objetiva e bastante profícua, importantes temas foram tratados, como o treinamento com a Viatura Blindada Transporte de Pessoal Media sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani, a logística sanitária do exercício, os trâmites aduaneiros, entre outros.

Fonte: Aditância do Exército Brasileiro na República Argentina

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).