Buenos Aires (Argentina) – No dia 24 de novembro, A Aditância do Exército Brasileiro na Argentina participou de uma videoconferência promovida pelo Comando de Operações Terrestres (COTER), acerca do Exercício Combinado ARANDU – Ciclo 2021/2023, entre os Exércitos do Brasil e da Argentina. O objetivo foi coordenar as tarefas a serem realizadas visando o exercício no terreno programado para o ano de 2023.
O Chefe do Preparo da Força Terrestre Brasileira, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, presidiu essa atividade pelo Exército Brasileiro, e pela parte da Argentina o Comandante da “Fuerza de Despliegue Rápido”, General de Brigada Federico Javier Torres. A videoconferência também contou com a presença do Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Willian Koji Kamei, além de representantes das tropas que participam desse Exercício Combinado entre Brasil e Argentina.
O Exercício Combinado ARANDU se desenvolve ao longo de três anos, compreendendo um ano de planejamento, um ano de simulação construtiva e um terceiro ano de exercício real no terreno, previsto para ocorrer em 2023, em solo argentino. Dessa forma, em uma reunião objetiva e bastante profícua, importantes temas foram tratados, como o treinamento com a Viatura Blindada Transporte de Pessoal Media sobre Rodas (VBTP-MR) Guarani, a logística sanitária do exercício, os trâmites aduaneiros, entre outros.