Foi realizada no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, nesta sexta-feira (11), a cerimônia alusiva ao 156 anos da Batalha Naval do Riachuelo, data magna da Marinha do Brasil. Para relembrar a importante vitória dos militares brasileiros nesse conflito. O Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, presidiu a solenidade, ao lado do Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, e o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

A solenidade ocorreu às margens do lago Paranoá, repleta de simbolismos e atos militares em celebração à data. Ao som das gaitas de fole e da Banda de Música, a Bandeira Nacional foi posicionada em local de honra na cerimônia. Em seguida, houve uma salva de 17 tiros de canhão e a imposição da Ordem do Mérito Naval. A homenagem é concedida a personalidades civis e militares por terem prestado serviços relevantes à Marinha do Brasil.

Estiveram presentes na cerimônia ministros, parlamentares, embaixadores, o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, e autoridades civis e militares.

blank

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui