VICE-ALMIRANTE RENATO RANGEL FERREIRA ASSUME COMANDO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DOUTRINÁRIO DOS FUZILEIROS NAVAIS

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Hoje, no Complexo Naval da Ilha do Governador, foi realizada a cerimônia de transmissão de cargo de Comandante do Treinamento e Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais ao Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira. Durante o evento, também ocorreu a transferência de subordinação do Centro de Instrução Sylvio de Camargo (CIASC) e do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (CADIM) para o Comando de Treinamento e Desenvolvimento Doutrinário.

Fala do Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas

Em sua fala, o Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas destacou a importância da reestruturação do comando. Após um ano e meio de intenso trabalho, comprometimento e realizações, chegamos à data de hoje, marcando uma nova era para o Comando de Treinamento e Desenvolvimento Doutrinário dos Fuzileiros Navais. Em 19 de fevereiro deste ano, o Comandante da Marinha alterou a denominação do Comando do Desenvolvimento Doutrinário para o atual, iniciando um processo de reestruturação fundamental para nossa evolução operacional.”

O Almirante Carlos Chagas mencionou o sucesso do quarto simpósio do Corpo de Fuzileiros Navais, que reuniu líderes de dez países e uma significativa parcela de oficiais e praças, refletindo o elevado grau de organização e coordenação. “A coordenação impecável deste evento, liderada pelo Almirante Lemos, destaca sua capacidade de liderança e contribuição para o aprimoramento doutrinário não apenas dos Fuzileiros Navais, mas de toda a Marinha.”

Reconhecimento e Despedida do Almirante Lemos

O evento também marcou a despedida do Almirante Lemos, que foi destacado por sua diligente atuação na comissão de promoção de oficiais e por seu trabalho exemplar durante seu comando. “Missão cumprida, bravo Zulu,” foi a saudação de despedida, desejando sucesso em seus futuros desafios.

Desafios e Avanços Doutrinários

Durante seu comando, o Almirante Lemos se destacou pela iniciativa, criatividade e abnegação. Sob sua liderança, o comando teve intensa atuação no desenvolvimento doutrinário, participação em seminários e exercícios operacionais, e cooperação internacional que fortaleceu a interoperabilidade e laços de segurança. Agora ele cumprirá uma nova misão nas Relações Institucionais no Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais.

Integração do Centro de Instrução Sylvio de Camargo

Foto: Marcelo Barros / Defesa em Foco

A incorporação do Centro de Instrução Sylvio de Camargo ao Comando de Treinamento é vista como uma evolução significativa. Este centro de excelência no ensino da Marinha do Brasil, junto ao Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia, reforçará as etapas de gestão do conhecimento, ensino e aplicação prática da doutrina.

Fala do Vice-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira

Foto: Luiz Camões / Defesa em Foco

O Vice-Almirante Renato Rangel Ferreira expressou sua gratidão e destacou a importância do novo comando. “A prontidão começa aqui. Este é o lema do Comando de Treinamento e Desenvolvimento Doutrinário dos Fuzileiros Navais. Nossa missão é reunir treinamento e doutrina, extraindo sinergia dessas atividades para elevar o nível de prontidão operativa.”

Ele ressaltou que a integração do ensino e treinamento permitirá um melhor preparo das tropas nas quatro vertentes de emprego: anfíbia, ribeirinha, litorânea e de proteção. “Nosso objetivo é aperfeiçoar a prontidão operativa, e esse é o desafio que me foi dado enfrentar. Agradeço ao Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Walter pela minha nomeação e ao Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos pelo apoio e direcionamento iniciais.”

Agradecimentos e Presenças Ilustres

Durante a cerimônia, foram destacados e agradecidos os ilustres presentes, incluindo o ex-ministro da Marinha, Almirante de Esquadra Mauro César Rodrigues, e o ex-comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal. O Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Carlos Machado, também marcou presença, representando a turma ética e democracia.

A cerimônia foi um marco importante para os Fuzileiros Navais, simbolizando a continuidade e a evolução na formação e preparação dos militares, essencial para a defesa e segurança do Brasil.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas