O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira”, atracado no Porto de Natal, no bairro da Ribeira, recebeu a visita do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Alexander Reis Leite, no dia 15 de maio. O navio é conhecido como “Polvo Hidrográfico” devido ao seu conjunto de 28 equipamentos científicos, considerado um dos mais completos na América Latina.
A Apresentação do Comandante do Navio
Durante a visita, o Comandante do Navio, Capitão de Fragata Leandro dos Santos Novaes, apresentou as instalações e explicou a Comissão Comitê Gestor II/2023, que será realizada na Margem Equatorial brasileira, entre os estados do Amapá e Rio Grande do Norte. O navio desempenha um papel fundamental nas pesquisas e operações científicas que visam aprofundar o conhecimento sobre a Amazônia Azul.
A Importância das Operações Científicas do ‘Vital de Oliveira’
O Vice-Almirante Alexander Reis Leite agradeceu a receptividade e destacou a relevância das operações científicas conduzidas pelo NPqHo “Vital de Oliveira”. O navio contribui significativamente para a produção científica e o consequente desenvolvimento nacional, por meio do mapeamento de dados da atmosfera, do oceano, do solo e do subsolo marinhos. Essas informações permitem uma melhor compreensão e aproveitamento das riquezas da nossa Amazônia Azul.
Contribuição para o Desenvolvimento Nacional
Os esforços em pesquisa e coleta de dados pelo “Vital de Oliveira” representam um grande avanço para a ciência brasileira. As informações coletadas ajudam a identificar potenciais riquezas minerais e biológicas, contribuindo para o planejamento e implementação de políticas públicas voltadas para o aproveitamento sustentável desses recursos. Assim, o “Polvo Hidrográfico” é uma ferramenta estratégica para o progresso científico e econômico do Brasil.