Veterano da Marinha, Tenente Claudinier, é homenageado em seu centenário

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em uma emocionante cerimônia realizada no dia 18 de agosto, a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) prestou uma merecida homenagem ao Primeiro-tenente (RM1) Claudinier Ribeiro da Silva, veterano da Segunda Guerra Mundial, por ocasião de seu centenário. Claudinier, que serviu bravamente durante o conflito, foi recebido com honras militares e relembrou sua trajetória ao lado dos jovens grumetes presentes.

Recepção e homenagens na EAMES

Tenente Claudinier (centro) no Pátio Interno da EAMES

Ao chegar na EAMES, o Primeiro-tenente Claudinier Ribeiro da Silva foi recebido ao som da tradicional Canção Cisne Branco, um momento que simbolizou o respeito e a admiração da Marinha pelo veterano. A recepção ocorreu na Sala de Estado, onde o militar foi saudado pelas autoridades presentes. Em seguida, no Auditório da EAMES, foi realizada uma cerimônia especial em homenagem ao centenário do ex-combatente, destacando sua contribuição para a história da Marinha do Brasil.

Palestra sobre a Segunda Guerra Mundial

Durante a cerimônia, foi proferida uma palestra sobre a importância dos ex-combatentes na Segunda Guerra Mundial, enfatizando o papel fundamental que militares como o Tenente Claudinier desempenharam na defesa das Linhas de Comunicação Marítimas brasileiras. A palestra foi especialmente significativa para os grumetes da Turma QUEBEC-2024, que puderam aprender mais sobre o legado desses heróis e a relevância de sua atuação no conflito.

Depoimento do homenageado

Em um momento de grande emoção, o Tenente Claudinier compartilhou com os presentes sua experiência de alistamento na Marinha do Brasil, logo após os ataques alemães a navios brasileiros em 1942. Ele relembrou seu serviço a bordo do Contratorpedeiro “Bauru”, atualmente um Navio-Museu, onde participou da escolta de comboios e garantiu a segurança das comunicações marítimas brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial. Suas palavras, carregadas de memória e honra, inspiraram todos os presentes, especialmente os jovens marinheiros.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui