Navios atracados no porto de Valparaíso

O Navio Veleiro “Cisne Branco” atracou, no dia 07 abril, no porto de Valparaíso, no Chile. A embarcação foi recebida pelas autoridades locais, com direito a uma apresentação folclórica na chegada. Para reforçar a divulgação da presença dos grandes veleiros na cidade, houve uma entrevista coletiva de imprensa, que contou com as participações do Alcaide de Valparaíso, Jorge Sharp Fajardo, da Delegada Presidencial, Sofia González Cortés, e do Comandante da 1ª Zona Naval, Contra-Almirante Fernando Cabrera Salazar.

Durante a estada no porto, foi realizada, pelos navios participantes da Comissão “Velas Latinoamerica 2022”, uma homenagem ao herói naval Arturo Prat, além de um evento ressaltando a importância dos cuidados com o meio ambiente. No Domingo de Ramos, dia 10 de abril, foi realizado um culto multirreligioso na Escola Naval Arturo Prat.

awerfse5gdr76htugjiuj
Embaixador do Brasil no Chile com os Comandantes dos navios

Como ocorrido nos portos anteriores, a visitação pública foi bem concorrida, contabilizando cerca de 14.200 visitantes no período de atracação. No último dia de porto, o navio realizou uma recepção com as presenças do Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco, e da Embaixadora do Equador no Chile, Mirian Esparza Jácome. No dia seguinte, um desfile naval em frente às cidades de Valparaíso, Viña del Mar e Concón marcou a despedida dos navios do Chile.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).