blank

Manaus (AM) – O Comando Militar da Amazônia (CMA) promoveu a segunda edição do Programa Conheça o Seu Exército, na guarnição do Manaus, entre os dias 11 a 15 de julho. O Programa é desenvolvido em diversas regiões do país, levando o público civil para os quartéis, a fim de conhecer as capacidades operacionais da Força, bem como estreitar os laços da instituição com o meio acadêmico e com profissionais da mídia. Participaram dessa edição 23 três estudantes de jornalismo e influenciadores digitais, com afinidade com o tema Defesa e Soberania da Amazônia.

Na cerimônia de abertura, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto, deu as boas-vindas e cumprimentou cada participante. Ele destacou a importância da liberdade de expressão. “Os jornalistas são o oxigênio da democracia em nosso país”, disse.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Subchefe do Centro de Coordenação de Operações do CMA, Coronel Rodnei, apresentou palestra sobre as operações na região, abordando as ações executadas para o desenvolvimento e defesa dos interesses nacionais. Os estudantes visitaram também a Rádio Verde-Oliva Manaus.

No segundo dia, os universitário e influenciadores digitais visitaram o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia, onde conheceram as embarcações e desfrutaram de um passeio de voadeiras no Rio Negro. No retorno, uma surpresa, os motores foram desligados e os participantes fizeram uma disputa de barco à remo.

No 1º Batalhão de Comunicações e Guerra Eletrônica de Selva, aprenderam um pouco sobre a missão da Arma de Comunicações, guerra eletrônica e cibernética na Amazônia. Depois, no 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva, os estudantes se entusiasmaram com a demonstração de material e puderam manusear o simulador do míssil RBS-70.

No terceiro dia do Programa Conheça seu Exército, o grupo visitou mais três organizações militares. Na 3ª Companhia de Forças Especiais, eles conheceram um pouco do trabalho altamente especializado dos militares do Gorro Preto, como são conhecidos. No 4º Batalhão de Aviação do Exército, conheceram as aeronaves disponíveis para apoio e operações na região. Por fim, assistiram a uma demonstração de adestramento dos cães de guerra, acompanharam as manobras dos motociclistas do curso de batedor e conheceram mais sobre as Operações de Controle de Distúrbio, no 7º Batalhão de Polícia do Exército.

No quarto dia do Programa, os participantes sentiram um pouco da emoção de servir no melhor “Batalhão do Mundo”, como é conhecido o 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel. Eles visitaram o Espaço Cultural General Villas Boas e a exposição de armamentos e equipamentos. Também participaram de uma formatura militar e acompanharam uma patrulha através da selva. Na parte prática, aprenderam a descer de rapel da torre aeromóvel de 22 metros de altura. A experiência foi encerrada com a instrução de preparo da ração operacional de combate, em que cada estagiário preparou seu próprio almoço.

O grupo foi recebido ainda pelo comandante do 2º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Ivan, e assistiu a uma palestra sobre as peculiaridades da Arma de Engenharia na região amazônica.

No último dia, os participantes visitaram o Centro de Instrução de Guerra na Selva, onde aprenderam sobre a sua história, viajando pela linha do tempo disponível no local. No Espaço Brasileira Amazônia, foram brindados com uma lembrança e com um café da manhã bem regional, com frutas típicas. Eles puderam experimentar o tapuru de babaçu, uma larva de besouro que se desenvolve no interior do coco-babaçu.

No encerramento, foi realizada uma cerimônia no Comando Militar da Amazônia, em que o Chefe da Seção de Comunicação Social, Coronel Harley de Pinho, fez a entrega dos certificados aos 23 participantes e destacou: “É uma oportunidade ímpar para nós termos a oportunidade de apresentar as organizações militares do Exército e as nossas atividades. Foi e será sempre uma satisfação recebê-los”, disse o Coronel ao agradecer a participação dos universitários e influenciadores digitais.

A segunda edição do Programa Conheça o Seu Exército promoveu uma semana de imersão no mundo militar. A universitária do curso de Jornalismo, Karleandria Araújo, comentou a experiência: “Eu vim com medo, porque não conhecia nada do Exército. Hoje, saio daqui misturada com aquela frase que diz ‘Braço Forte, Mão Amiga’, tendo a certeza de que o Braço Forte do Exército é mais forte do que imaginávamos, entretanto, a Mão Amiga é muito maior, por isso eu agradeço e parabenizo essa Instituição”.

Fonte: Comando Militar da Amazônia