Santa Maria (RS) – Entre os dias 24, 25, 26 e 27 de julho, o Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) e suas organizações militares subordinadas participaram da Operação Blindado, que teve por finalidade realizar a certificação da Força de Prontidão (FORPRON). A atividade foi realizada no Campo de Instrução de Santa Maria, onde foi desdobrado o Centro de Operações da 6ª Bda Inf Bld e os Postos de Comando das suas Unidades Orgânicas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O exercício consiste em um ambiente de guerra convencional, exigindo que o Estado-Maior planeje, receba e difunda informações e ordens, em resposta as situações criadas pela Direção do Exercício. Os postos de comando são empregados com meios de informática, através do Simulador e Adestramento de Comando e Estado-Maior do Centro de Adestramento–Sul (CA-Sul), para a apresentação e acompanhamento digital dos cenários. Isso permite o adestramento das ações com o dinamismo que ocorreria em tempo real em todos os sistemas que compõem o combate.

A atividade permitiu aos militares revisar aspectos doutrinários, avaliar os processos utilizados durante as operações, possibilitando a evolução da arte da guerra.

Fonte: Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).