No dia 13 de agosto, o Ministério da Defesa ativou a Unidade Gestora Executora (UGE) da Operação Acolhida em Manaus, chefiada pelo Coronel de Cavalaria Marcello Henrique Souza Ferraz. Com isso, as ações administrativas e orçamentárias da Força Tarefa Logística Humanitária deixam de depender das seis Unidades Gestoras (Base de Apoio Logístico do Exército, Comando Militar da Amazônia, 12ª Região Militar, 1ª Brigada de Infantaria de Selva, 7º Batalhão de Infantaria de Selva, 6º Batalhão de Engenharia e Construção e 1º Batalhão de Comunicações de Selva) e passa a ter autonomia na definição e destinação dos recursos.
Segundo o Secretário-Executivo da UGE, General de Divisão Antonio Manoel de Barros, a expectativa com essa ativação é otimizar a qualidade da gestão, dando celeridade aos processos de descentralização dos recursos com foco na economicidade.
A cerimônia de ativação ocorreu no prédio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), local de funcionamento da UGE. O espaço de 608 m² vai empregar 39 militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, distribuídos em cinco seções especializadas e duas assessorias (jurídica e conformidade). O evento contou com a participação do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Moacri Rangel Junior, da Procuradora de Justiça Militar, Dra. Andrea Cristina Marangoni Muniz, do Diretor-Presidente do Grupo SAMEL, Luís Alberto Nicolau e do Gerente do Censipam, Coronel-Aviador Ricardo Neto Hatherly e familiares dos integrantes da UGE.
Agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e parceiros implementadores da sociedade civil também compareceram ao evento, dentre eles, o Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA Brazil), o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), a Cruz Vermelha Brasileira (CVB) e o Instituto Mana.
Fonte: CMA
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395