A Diretora do HNRe, Capitão de Mar e Guerra Lisa Tieme Ogawa (ao centro), o Diretor do HARF , Coronel Médico Carlos Maurício Rezende Novoa e a diretora do HMAR, Tenente-Coronel Médica Andréa Guimarães Gurgel

No dia 05 de março, o Hospital Naval de Recife (HNRe) protagonizou um momento significativo para a saúde militar, ao receber a visita de figuras eminentes da medicina militar: o Coronel Médico Carlos Maurício Rezende Novoa e a Tenente-Coronel Médica Andréa Guimarães Gurgel. Representando, respectivamente, o Hospital da Aeronáutica de Recife (HARF) e o Hospital Militar de Área de Recife (HMAR), suas presenças simbolizaram a unidade e o desejo de fortalecer laços interinstitucionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Exploração Conjunta Rumo à Excelência no Atendimento

A visita foi marcada por uma exploração detalhada das instalações do HNRe, proporcionando aos visitantes uma compreensão profunda do perfil dos usuários atendidos e dos principais avanços assistenciais implementados pelas últimas gestões. A ocasião serviu também para discutir propostas de melhorias, visando à continuidade da elevação dos padrões de atendimento e cuidado aos pacientes militares e civis.

Reafirmação de Compromisso com a Saúde Militar

A assinatura do Livro de Estabelecimento pelos representantes do HARF e HMAR selou a visita com uma nota de reconhecimento mútuo e gratidão pela cordialidade e hospitalidade. Mais importante, ela representou a reafirmação do compromisso de manter uma colaboração estreita e contínua, essencial para o avanço e a inovação nos serviços de saúde prestados aos membros das Forças Armadas e suas famílias.

O Futuro da Saúde Militar: Um Horizonte de Inovação e Colaboração

Este encontro sublinha a importância da cooperação e do diálogo contínuo entre as instituições de saúde das Forças Armadas, estabelecendo um precedente para futuras iniciativas conjuntas. Com o compartilhamento de conhecimentos, recursos e boas práticas, o HNRe, HARF e HMAR estão não apenas otimizando o atendimento médico militar, mas também pavimentando o caminho para uma saúde militar mais integrada e inovadora.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).