Maceió (AL) – No dia 3 de dezembro, o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou a solenidade de Aspirantado da turma “Bicentenário da Independência do Brasil”, formada em 2022.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade iniciou com a entrada dos 30 novos Aspirantes a Oficial da reserva no Pátio General Sampaio (PGS). Eles realizaram o compromisso de Aspirante a Oficial do Exército Brasileiro e receberam suas espadas, símbolo do oficialato, de seus instrutores, monitores e familiares.

O Aspirante a Oficial Matheus Oliveira Ramos obteve o primeiro lugar da turma, com média final de 8,561. Por sua colocação, foi condecorado com a Medalha-Prêmio Correia Lima. A medalha destina-se ao primeiro colocado da turma, com média final igual ou superior a 8,0, que não tenha sofrido punição durante o ano de instrução.

Encerrando a formatura, os novos Aspirantes desfilaram em posição de destaque à frente da tropa, bem como marcharam até o Portão das Armas, simbolizando o encerramento do Curso de Formação.

Foi realizado o descerramento da placa da turma, em formatura simbólica no saguão do NPOR. Estiveram presentes familiares e autoridades civis e militares.

Fonte: 59° BI Mtz

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).