Comitiva do TM durante visita do DGN

O Tribunal Marítimo (TM) recebeu, em 19 de maio, a visita do Diretor-Geral de Navegação (DGN), Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, com o objetivo de apresentar a atuação da Corte Marítima Brasileira e sua relação direta com os esforços em prol da justiça e da segurança da navegação. Na ocasião, o Presidente do TM, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, ministrou uma palestra sobre as atividades do tribunal, na qual tratou sobre os acidentes julgados, realizou um panorama do trabalho na área de registro de embarcações, entre outros assuntos de interesse comum.

O Almirante de Esquadra Borges falou sobre a importante atuação do TM, com ênfase em suas ações em prol da Segurança do Tráfego Aquaviário (STA) e da consolidação de uma mentalidade marítima no Brasil. Estiveram presentes alguns juízes do TM, dois oficiais e uma servidora civil, tendo em vista a adoção de todas as medidas de segurança no enfrentamento da pandemia.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).