Sessão extraordinária de exoneração e posse de Juiz Militar

No dia 31 de março de 2021, foi realizada sessão extraordinária de exoneração e posse de Juiz Militar do Tribunal Marítimo, presidida pelo Juiz-Presidente, Vice-Almirante (RM1) Wilson Pereira de Lima Filho. O Capitão de Mar e Guerra (EN-Ref°) Geraldo de Almeida Padilha, após mais de oito anos atuando como juiz na cadeira destinada a juiz militar do Corpo de Engenheiros Navais da Marinha, transmitiu o cargo para o Capitão de Fraga (EN-RM1) Júlio César Silva Neves.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Estiveram presentes o Diretor-Geral de Navegação, Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos; o Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa; o Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira; e o Diretor da Procuradoria Especial da Marinha, Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira. A Dra. Ingrid Zanella fez o discurso por videoconferência, representando os advogados que labutam na Corte do Mar. O número de convidados foi restrito em virtude das medidas preventivas de segurança diante da pandemia causada pela Covid-19.

posse juiz julio 2 web
Assinatura do Termo de Posse pelo Juiz Capitão de Fraga (EN-RM1) Júlio César Silva Neves

A sessão extraordinária foi repleta de homenagens em reconhecimento aos excelentes serviços prestados pelo Juiz Padilha. Já o Juiz Julio, com sua larga experiência na área naval e no meio civil, em seu currículo acadêmico e profissional, destaca-se Doutor em engenharia de produção pela UFRJ, com mestrado em Transporte Marítimo pela mesma Universidade, além de ser mestre pelo Instituto Militar de Engenharia, o IME, onde atuou como professor nos cursos de graduação e de mestrado. Seu vasto currículo vem somar profissionalismo e técnica à singular Corte do Mar.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).