Sessão Solene presidida pelo Comandante da Marinha
Em Sessão Solene presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, o Tribunal Marítimo (TM) comemorou, no dia 13 de julho, os seus 87 anos de existência.
Quase centenária e atuante desde 1934, a “Corte do Mar” é hoje uma instituição moderna, plenamente adaptada às novas tecnologias e que segue trabalhando em prol da justiça e da segurança do tráfego aquaviário.
cerimonia foi realizada com publicoem funcao da pandemia
Cerimônia foi realizada com público reduzido, em função da pandemia da Covid-19
Falando aos presentes, o Comandante da Marinha, que também constitui a Autoridade Marítima Brasileira, ressaltou as especificidades do trabalho realizado pelo TM e a importância da Corte para a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar. “As atividades desenvolvidas por essa Corte, em apoio ao Poder Judiciário, têm importância capital para a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana na nossa imensa e valiosa Amazônia Azul, patrimônio de todos os brasileiros.”
Em sua Ordem do Dia, o Juiz-Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, registrou a relevância do funcionamento da economia do mar, mesmo em meio à pandemia da Covid-19, para o país. “A Marinha do Brasil, os navios e os portos não podem parar. E não pararam.” O Presidente destacou, ainda, a exitosa trajetória do TM e a modernização alcançada pela Corte no último ano, “fruto do elevado nível de profissionalismo e comprometimento dos seus militares e servidores civis, que não mediram esforços para prestar o melhor serviço à sociedade e ao País, principalmente neste período de pandemia”.
Em virtude das medidas de proteção para o enfrentamento da Covid-19, o evento foi realizado de forma restrita, com transmissão ao vivo pelo canal do TM no YouTube.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).