O 2º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército) está indo além do tradicional, realizando um treinamento conhecido como Mission Oriented Simulator Training (MOST) com suas tripulações. O foco desse exercício não é aprimorar a técnica dos participantes, mas sim desenvolver as habilidades não-técnicas essenciais em qualquer missão aérea.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Comunicação, Consciência Situacional, Trabalho em Equipe e Processo Decisório

Em uma situação de voo, não apenas a perícia técnica é necessária. Aspectos como comunicação, consciência situacional, trabalho em equipe e processo decisório desempenham um papel fundamental. O treinamento MOST é precisamente focado nessas habilidades, visando à melhor performance das tripulações em suas missões aéreas.

A Experiência do Simulador de Voo

Snapinsta.app 355329350 761405139061508 3927388552099540409 n 1080

O treinamento ocorre em etapas, com planejamento e briefing antes de serem realizados os voos nos simuladores (FTD) da aeronave. Essa fase do treinamento permite que se crie um cenário rico em detalhes, proporcionando maior realismo à atividade. A vantagem do simulador é poder colocar a tripulação em situações que podem ocorrer na realidade, mas sem expô-los a riscos desnecessários.

A Importância do Treinamento MOST

O Treinamento MOST se torna uma ferramenta essencial no aprimoramento das habilidades das tripulações do 2º BAvEx. Através da simulação de situações realísticas, o treinamento oferece aos pilotos e mecânicos de voo uma oportunidade de melhoria contínua, reforçando a necessidade de uma comunicação eficaz, trabalho em equipe, consciência situacional aguçada e tomada de decisões acertada. Ao fazer isso, o 2º BAvEx reafirma seu compromisso com a excelência e a segurança na aviação.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).