O atleta Gustavo Amaral Melo de Souza e o treinador Antonio Carlos Rodrigues Aveiro Junior, ambos do Projeto João do Pulo, desenvolvido pela Marinha do Brasil (MB) no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) foram convidados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para participarem da 1° Fase de Treinamento Adulto e encontro anual de técnicos do Halterofilismo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O convite para o evento, que ocorrerá no período de 30 de janeiro a 05 de fevereiro de 2023, no CPB, na cidade de São Paulo-SP, é fruto dos resultados obtidos nas últimas competições, destacando-se o desempenho alcançado no Meeting Paralímpico, no qual o atleta quebrou o recorde adulto da categoria, alcançando o índice para o Mundial com a marca de 205kg. O atleta tornou-se campeão da categoria +107kg.

A MB, representada pelo CEFAN, desenvolve atualmente as seguintes modalidades paralímpicas: halterofilismo, atletismo, natação, tiro com arco, tênis de mesa e tiro esportivo. Tais paradesportos contribuem para o desenvolvimento do Projeto Paralímpico da Marinha, o PARAPROLIM, projeto de inclusão social por meio do paradesporto.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).