Dacar (Senegal) – no dia 30 de janeiro de 2023, ocorreu a cerimônia de transmissão de função de Assessor Militar de Engenharia no Senegal do Coronel José Bráulio de Sousa Terceiro ao Coronel Marcelo Florentino Borlina. A atividade foi realizada nas instalações da Diretoria de Engenharia e Infraestrutura das Forças Armadas do Senegal (DIRGEN) e na sala da Missão Brasileira de Cooperação Militar junto ao Exército Senegalês (MBCEM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Coronel Bráulio, após um ano à frente dos trabalhos da MBCEM, foi classificado, por término de missão no exterior, no Comando do 4º Grupamento de Engenharia (Cmdo 4º Gpt E), sediado em Porto Alegre-RS. Uma de suas mais importantes metas foi o fortalecimento da cooperação de trabalhos junto ao Escritório Técnico da Divisão de Infraestrutura e Obras (Bureau Technique de la Division des Infrastructures et Travaux – DIO), propiciando um amplo compartilhamento de conhecimentos junto à jovem oficialidade de engenheiros militares daquela nação amiga.

O Coronel Borlina, oriundo do Comando do 1º Grupamento de Engenharia (Cmdo 1º Gpt E), João Pessoa-PB, apresentou-se na sede da MBCEM no dia 23 de janeiro, iniciou o recebimento da função, absorvendo rapidamente importantes orientações e informações locais. A cerimônia marcou sua assunção como Assessor Militar de Engenharia junto ao Exército Senegalês, bem como o início de seus trabalhos nas instalações da DIRGEN.

A MBCEM presta relevantes trabalhos em prol do sistema de engenharia do Senegal, capacitando seu corpo de engenheiros militares e transmitindo experiências profissionais na área de engenharia. A cerimônia foi presidida pelo Comandante e Diretor da DIRGEN, Coronel Cheikhou Mouhamadou Lamine Boucounta Camara, que destacou a importância do trabalho da MBCEM de orientação técnica e especialização de recursos humanos na área de engenharia.

Fonte: MBCEM

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).