Transmissão de cargo de Diretor da Escola de Guerra Naval em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada

Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires assume a Direção da Escola de Guerra Naval em cerimônia que destaca a importância da instituição para o desenvolvimento do pensamento naval no Brasil

No dia 12 de abril, o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, presidiu a cerimônia de transmissão de cargo de Diretor da Escola de Guerra Naval (EGN). O Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert passou a Direção para o Contra-Almirante Gustavo Calero Garriga Pires. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, reforçando a importância da EGN no cenário nacional.

Legado e agradecimentos

Em seu discurso de despedida, o Vice-Almirante Lampert destacou a busca contínua pelo aprimoramento do conhecimento e o fomento do pensamento de alto nível do Poder Marítimo brasileiro e de Defesa Naval, fundamentais para a prosperidade do país. Expressou seu reconhecimento e agradecimento às Autoridades da Marinha, à Alta Administração Naval, às Instituições militares e civis parceiras da EGN e à Tripulação.

Realizações e boas-vindas

O Chefe do Estado-Maior da Armada, ao ler sua Ordem de Serviço, mencionou as principais realizações de 2022 e elogiou o trabalho do Almirante Lampert, que sempre se manteve atento à conjuntura, superando com propriedade as dificuldades impostas. Em seguida, apresentou as boas-vindas ao Almirante Garriga, desejando-lhe felicidades e plenas realizações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Compromisso com o ensino e estudo da guerra no mar

Ao assumir a Direção da EGN, o Contra-Almirante Garriga ressaltou a honra e alegria em dirigir a instituição, cuja missão é estudar e ensinar a guerra no mar. Enfatizou a importância de analisar e compreender a dimensão marítima da guerra, especialmente para o Brasil, diante das riquezas da Amazônia Azul. A EGN se consolida como um repositório desse conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento naval no país.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).