Trajetória da Marinha na Amazônia é tema de mostra cultural em Manaus

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Mostra Cultural “A Marinha do Brasil na Amazônia Ocidental” foi inaugurada no dia 4 de julho de 2024, no Mirante Lúcia Almeida, em Manaus (AM). O evento, promovido pelo Comando do 9º Distrito Naval, oferece aos visitantes uma visão detalhada da atuação da Marinha na região amazônica, com destaque para atividades como Patrulha Naval e Assistência Hospitalar. A cerimônia de abertura contou com a participação do Vice-Almirante João Alberto de Araujo Lampert e outras autoridades civis e militares.
Busto do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré

Entre os itens em exposição, destaca-se o busto do Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha. O busto está acompanhado de um mastro da Bandeira Nacional, um quadro de nós e boias de sinalização náutica, todos simbolizando a rica tradição naval brasileira.
Réplicas de Uniformes e Quadro de Antônio Parreiras

Os visitantes também podem apreciar réplicas de uniformes históricos e a réplica do quadro “A Conquista da Amazônia” de 1907, do pintor niteroiense Antônio Parreiras. Este quadro retrata a épica expedição chefiada pelo explorador Pedro Teixeira pelo Rio Amazonas em 1637, capturando um momento crucial da história da Amazônia.
Réplica do Passadiço e Quadros Históricos

A mostra inclui uma réplica de um passadiço, o compartimento do navio de onde ele é comandado, proporcionando aos visitantes uma experiência autêntica da vida a bordo. Além disso, réplicas de algumas obras do artista manauara Moacir Andrade e uma encenação dos defensores da Amazônia pelo artista plástico parintinense Juarez Lima complementam a exposição.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395