Trabalhadores Portuários de Natal recebem certificados em curso da Capitania dos Portos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte encerrou, no dia 28 de junho, o Curso Básico de Arrumação de Carga e Estivagem Técnica (CBAET) com uma cerimônia especial. Na ocasião, vinte e dois Trabalhadores Portuários Avulsos de Natal receberam seus certificados de conclusão, após duas semanas de aprendizado prático e teórico nas instalações do Órgão Gestor de Mão de Obras (OGMO).

Estrutura do Curso

O Curso Básico de Arrumação de Carga e Estivagem Técnica (CBAET) teve duração de duas semanas, durante as quais os participantes foram imersos em um programa abrangente que combinou aulas teóricas e práticas. O curso foi ministrado sob a coordenação da Divisão de Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos. Entre os conteúdos abordados, destacaram-se a classificação de cargas, marcas e materiais, técnicas de peação e escoramento, e identificação de avarias e cuidados necessários para evitá-las. Os alunos aprenderam a importância da arrumação e estivagem adequada de cargas para garantir a segurança e eficiência nas operações portuárias.

Importância da Arrumação e Estivagem Técnica de Cargas

A arrumação correta e a estivagem técnica de cargas são fundamentais para evitar acidentes e danos às mercadorias. Durante o curso, os trabalhadores portuários foram treinados para seguir rigorosamente as normas de segurança, o que inclui a classificação precisa das cargas e a utilização adequada dos equipamentos de movimentação. Essas práticas não só previnem avarias e perdas financeiras, mas também asseguram que as operações portuárias ocorram de maneira eficiente e sem interrupções. A formação recebida pelos trabalhadores contribui significativamente para a melhoria das operações diárias nos portos de Natal.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).