Ao final do dia, os visitantes participaram do Cerimonial à Bandeira Nacional, fortalecendo os sentimentos de civismo e de cidadania

Em 12 de maio, a Agência Fluvial de Penedo recebeu uma visita especial: o Tiro de Guerra (TG) 07-008 de Penedo, AL. Essa importante organização militar, encarregada de formar reservistas para o Exército Brasileiro, teve a oportunidade de conhecer de perto o trabalho da Marinha do Brasil. Durante a visita, foi ministrada uma palestra sobre as diversas formas de ingresso na Marinha, permitindo que os jovens atiradores entendam as possibilidades de carreira na Força Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Exposição e Cerimonial à Bandeira Nacional

blank
Jovens do Tiro de Guerra (TG) 07-008 de Penedo, AL, conhecem o Centro de Coordenação e Controle da Autoridade Marítima (CCCAM) da AgPenedo

Além da palestra, a visita também contou com uma exposição de equipamentos de salvatagem, vitais para a proteção da vida humana no mar e em águas interiores. Essa apresentação reforçou o papel crucial da Marinha na salvaguarda da vida e segurança da navegação. Itens utilizados pelas equipes de Inspeção Naval também foram apresentados, ilustrando a amplitude das operações e responsabilidades da Marinha. No fim do dia, todos os presentes participaram do Cerimonial à Bandeira Nacional, reforçando os sentimentos de civismo e cidadania.

O Tiro de Guerra 07-008 de Penedo

O TG 07-008 de Penedo, fundado em 12 de agosto de 1910, é uma Organização Militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o Exército. Até o presente momento, o TG já formou 3.836 atiradores. A organização do TG permite que os jovens, matriculados com base na Lei do Serviço Militar, conciliem a instrução militar com trabalho ou estudo, reforçando a integração entre as atividades civis e militares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).