Diretor-Geral do Material da Marinha e o Subsecretário Rivera Elgue

A Diretoria-Geral do Material da Marinha recebeu, no período de 14 a 18 de agosto, o Subsecretário do Ministério de Defesa Nacional do Uruguai, Rivera Elgue do Campo, e o Adido de Defesa do Uruguai, Coronel Dyver Maurício Neme Díaz, para uma série de visitas a diversas Organizações, visando identificar oportunidades de intercâmbio de informações e de apoio mútuo entre os países.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes, acompanhou o Subsecretário Uruguaio na visita ao Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV). Na ocasião, foram apresentados os projetos desenvolvidos pelo CASNAV, os Simuladores de Passadiço, inclusive o voltado para navegações polares, além dos Simuladores de Operações Aéreas e de Paraquedas. Além disso, também pode ser visto o funcionamento do Console de Imagens Táticas com Realidade Aumentada (CITRA), uma ferramenta que permite consolidar dados de diversas fontes e câmeras, garantindo maior capacidade de controle e monitoramento de áreas marítimas de interesse, o Sistema de Informação sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM) e o Sistema Long Range Identification and Tracking (LRIT), entre outros sistemas desenvolvidos no Centro.

sr. rivera elgue visita o complexo naval de itaguai
Rivera Elgue visita o Complexo Naval de Itaguaí

Já na Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), os visitantes assistiram a uma palestra ministrada pelo Diretor, Vice-Almirante (IM) Edesio Teixeira Lima Junior, que apresentou os principais produtos, serviços e a capacidade de gerenciamento de Programas Estratégicos da EMGEPRON, com destaque para embarcações, munições e sistemas navais.

Por fim, o Subsecretário conheceu o Complexo Naval de Itaguaí, onde assistiu a uma apresentação sobre o Programa de Submarinos (PROSUB) e visitou a unidade de fabricação de estruturas metálicas, o estaleiro de construção, o shiplift, plataforma utilizada para lançar o submarino no mar, entre outras áreas importantes do Complexo.

A visita do Subsecretário Rivera Elgue possibilitou o estreitamento das relações e oportunidades de cooperação que beneficiam mutuamente os países.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).