|

Submarino português atraca no Brasil pela primeira vez em 110 anos

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

O submarino NRP Arpão, pertencente à Força de Submarinos da Armada Portuguesa, atracou pela primeira vez no Brasil no último domingo (7), na Base Almirante Castro e Silva (BACS), localizada no Complexo Naval de Mocanguê, em Niterói (RJ). O NRP Arpão é o primeiro submarino português a atracar no Brasil e a cruzar a Linha do Equador.

Recepção e presença diplomática

Na chegada ao Rio de Janeiro, o submarino foi recebido por chefes navais brasileiros, membros da comitiva visitante e representantes diplomáticos da República de Portugal no Brasil.

Tripulação e percurso

A tripulação do NRP Arpão é composta por 35 militares, incluindo três mulheres. O submarino percorreu cerca de 2800 milhas náuticas ao longo de 20 dias, patrulhando o Atlântico até o Rio de Janeiro. Antes de chegar ao Brasil, o submarino passou por uma parada logística em Cabo Verde.

Iniciativa Mar Aberto

A iniciativa Mar Aberto visa estabelecer contatos bilaterais e relações diplomáticas entre Portugal e outros países, além da vigilância de espaços marítimos de interesse do país europeu.

Exercício conjunto e estreitamento de laços

O NRP Arpão ficará atracado na BACS entre os dias 7 e 12 de maio, realizando um exercício com o submarino brasileiro “Tikuna”. Segundo o Comandante em Chefe da Esquadra (da Marinha do Brasil), Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa, a iniciativa representará um grande ganho operativo para ambos os países, promovendo a interoperabilidade entre as duas Marinhas, elevando o nível de prontidão e capacitação, além de estreitar os laços de amizade entre Brasil e Portugal.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas