Em 27 de julho de 2023, o Capitão de Fragata (Fuzileiro Naval) LOPES, Subcomandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), realizou uma palestra no Centro de Operações de Caráter Naval (COpPazNav). O evento foi parte de uma série de ações formativas promovidas pelo COpPazNav, estabelecido no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Lições de Operações Ribeirinhas Aplicadas a Unidades de Operações de Paz

Snapinsta.app 362637753 17986763117253031 3882823101171762145 n 1080

O tema da palestra foi “Lessons Learned in Riverine Operations that can be applied to a Military Riverine Unit in Peace Operations” (Lições Aprendidas em Operações Ribeirinhas que podem ser aplicadas em uma Unidade Ribeirinha de Operações de Paz). Essa abordagem é um reflexo direto da vasta experiência que o Capitão LOPES tem acumulado ao longo de sua carreira militar. O tópico buscou estabelecer uma ponte entre os desafios e aprendizados adquiridos em Operações Ribeirinhas e as situações que podem ser enfrentadas em uma missão de paz.

Objetivos do Curso Internacional de Operações Ribeirinhas

A palestra compôs os conteúdos ministrados no Curso Internacional de Operações Ribeirinhas (United Nations Military Riverine Unit Course) do CIASC. Este curso tem como principal objetivo disseminar conhecimentos sobre os conceitos e as tarefas desenvolvidas por um Oficial de Estado-Maior em uma Unidade Ribeirinha durante uma missão de paz.

A Contribuição da Palestra para as Missões de Paz

Os participantes do curso tiveram a oportunidade de aprender com a experiência prática do Capitão LOPES. As lições compartilhadas não apenas complementaram a base teórica do curso, mas também ofereceram um olhar realista sobre como essas tarefas são executadas no terreno. As lições aprendidas em operações ribeirinhas têm grande potencial para informar e melhorar as futuras Operações de Paz.

Snapinsta.app 364025850 17986763132253031 1344311608862590450 n 1080

A iniciativa do Capitão LOPES de compartilhar seus conhecimentos e experiências em uma plataforma tão importante como o Curso Internacional de Operações Ribeirinhas no COpPazNav não apenas contribui para o desenvolvimento profissional dos participantes do curso, mas também demonstra a importância do diálogo contínuo e da troca de experiências entre as diferentes áreas das forças armadas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).